Os critérios de seleção adotados para para os cursos de mestrado, doutorado e doutorado direto compreendem as seguintes etapas:
O exame objetiva avaliar os conhecimentos gerais e específicos do candidato na área de Fitotecnia. Será aplicado a todos os candidatos com inscrição validada e tem caráter eliminatório. Os candidatos ao mestrado, doutorado e doutorado direto devem atingir 50% de aproveitamento mínimo.
A prova será composta por questões em português, as quais deverão ser respondidas no mesmo idioma, independentemente da nacionalidade do candidato.
Na realização da prova, o candidato deverá indicar, em ordem de preferência, até três subáreas de interesse e até três orientadores, conforme as linhas de pesquisa disponíveis aqui.
O candidato poderá ser realocado a outra subárea e/ou outro orientador seguindo, sempre que possível, a sequência de preferências indicada pelo candidato.
Esta etapa será realizada online. No dia da realização do exame, o candidato deverá portar um documento oficial de identificação com foto, cuja apresentação poderá ser solicitada pela Comissão Coordenadora do Programa.
Esta etapa será aplicada a todos os candidatos ao mestrado, doutorado e doutorado direto que apresentarem aproveitamento mínimo na Etapa 1 e terá caráter classificatório.
Análise dos documentos comprobatórios do currículo: O programa encaminhará aos candidatos um formulário específico, que deverá ser preenchido e anexado à plataforma Moodle da USP, juntamente com os documentos comprobatórios das atividades declaradas no Currículo submetido no ato da inscrição. No caso do mestrado, a avaliação considerará o histórico escolar da graduação (25%), bem como a produção científica e os estágios com ou sem bolsa (75%). Para o doutorado, serão considerados a produção científica (75%) e o histórico escolar do mestrado (25%). Para o doutorado direto, será considerada a produção científica (100%).
Todos os candidatos serão convocados para uma entrevista remota pelo Google Meet.
A Nota Final (NF) de cada candidato no processo seletivo será calculada pela fórmula: NF = [Nota da Prova 1] x 0,3 + [Nota da Prova 2] x 0,3 + [Nota da Prova 3] x 0,4.
A aprovação na fase eliminatória (Etapa 1) não garante o deferimento da candidatura do candidato. Mediante a disponibilidade de vagas no momento do processo seletivo, os candidatos selecionas serão definidos na fase classificatória (Etapa 2) com base na Nota Final (NF).
Serão divulgados apenas os nomes dos candidatos aprovados no processo seletivo por ordem alfabética, o que não inclui sua classificação e as notas das referidas etapas.